Economia dos Incas

Economia dos Incas

O comércio dos incas era precário,não havia moeda. Mas havia feiras de troca,onde se trocavam alimentos por outros alimentos ou receber alimentos em troca de serviços prestados.Na maioria das vezes,isso era dispensado, porque o povo era auto-suficiente.Utilizavam de um sistema numérico desenvolvido por eles e m equipamento para ajudar a contagem: tres cordas equivale a dezena,centena e milhar,chamada ” quipes”.Apenas alguns funcionários especializados tinham acesso e os manipulavam.

Os camponeses e artesãos garantiam a circulação de mercadorias que geravam uma rica cultura material.

A agricultura foi marcada por ser bastante desenvolvida naquela época.

Na agricultura utilizavam-se plantações em quatro regiões produtivas: a serra,a costa e a margem da selva.

Na serra com uma altitude de 3500 metros é uma zona fria e seca,necessitando de escavações nas ladeiras das serras para formar pequenos aterros suportados por muros de pedra.Sobre eles se colocava terra boa e adubo(produzido pelas aves marinhas).Eram irrigados por meio de canais.Os alimentos produzidos eram milho,arroz peruano e coca.

Na puna,uma região fria e desértica, amais de 5000 metrosde altura havaia a criação de alpacas e lhamas,e se cultivava batata e pimentão.A irrigação era natural,por meio do descongelamento.

Na costa,uma região árida e seca,da onde se obtinha mariscos,peixes,abóbora,abacates,cacau e amendoim,usava-se canais de irrigação construídos e para a fertilização da terra.

Na margem da selva,uma zona úmida e quente,obtinhm-se produtos tropicais como: frutos,ervas comestíveis,fungos,mel,aves,rãs,lebres e madeira.

Na costa das montanhas, nos degraus formados nelas(terraços), os incas plantavam feijão e milho (alimento sagrado) por meio de canais de irrigação (por meio de diques e aquedutos0 em todas as regiões produtivas, em que o curso do rio seguia para as aldeias..Para semear tais regiões situadas em qualquer relevo, eram usadas umbas tao pontiagudas, ja que desconheciam o arado.

Os animais,como lhamas, uicunhas e alpacas eram utilizados na fabricação de lã e couro(gado) e ainda auxiliavam no transporte.Porcos e cachorros-do-mato eram considerados em importância secundária.

Entretanto, havia uma hierarquia:o Imperador possuía uma propriedade: a terra; que era repartida entre os seus súditos.As terras reservadas ao Inca e aos sacerdotes eram cultivadas pelos camponeses, que recebiam terras suficientes para subsistir.Eram doadas por funcionarios que compunham o “ayllu, uma comunidade agrária em que havia trabalho agrícola, serviço militar e demais obras organizadas por um líder mais velho denominado curaca.Cada uma possuía um grande armazém que estocava alimentos e roupas,utilizados em qualquer eventualidade.

About these ads

4 responses to this post.

  1. Adorei este site !!!!!

    Resposta

  2. muito bom o texto

    Resposta

  3. he ner …… bom texto

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: