Sistema de Informação Geográfica – SIG e suas aplicações na Geografia

Sistema de Informação Geográfica ou SIG são sistemas utilizados para manipular, sintetizar, pesquisar, editar e visualizar informações, geralmente armazenadas em bancos de dados.

                Este trabalho foi desenvolvido no software TerraView que é um SIG desenvolvido pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.  É um software livre e gratuito, possibilitando ao usuário manipular informações geográficas através de mapas eletrônicos de forma fácil e interativa.

Mapas temáticos eletrônicos são utilizados para destacar e visualizar informações e atributos, definindo categorias para os objetos, segundo suas cores.

                Optamos pela utilização, neste mapa, de um ambiente espacial específico. A região escolhida foi o Entorno de Brasília e o tema é a taxa de urbanização destes municípios. Não podemos deixar de citar que este é um exemplo prático/demonstrativo que pode ser reproduzido em outros municípios, de formas e com dados distintos.

            Ao observar este mapa temático podemos retirar muitas informações, que podem ser analisadas sob vários aspectos. O Distrito Federal e seu entorno tiveram um crescimento populacional muito representativo a partir de 1960, este aumento da população acarreta uma série de problemas e necessidades, como a infraestrutura, a urbanização, saúde, educação, renda, trabalho e outros.

                Observa-se que, embora haja uma grande faixa com alta taxa de urbanização, as demandas referentes às infraestruturas e os serviços públicos necessários para o desenvolvimento das cidades não foram devidamente implantados no entorno do DF, levando ao processo de migração pendular, onde milhares de habitantes movimentam-se deste entorno para a Capital Federal diariamente, em busca de serviços e oportunidades não presentes em seu município de moradia.

                Portanto, concluímos que estes SIG são uma excelente ferramenta para a manipulação e visualização de informações, especialmente para Geógrafos, na elaboração de mapas temáticos que facilitam a observação de diversos fenômenos e fatos geográficos.

Grupo 1: Amanda Ferreira, Amóz Nunes, Jean de Alencar, Tamara Farias e Thiago Rodrigues.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: