Crescimento demográfico de Águas Lindas de Goiás

Por grupo 2

Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, municípios goianos vizinhos do DF, tiveram as maiores taxas de crescimento populacional na década de 90 no Brasil, com um crescimento médio de 18,1% ao ano. São os casos mais extremos de uma mesma tendência: enquanto o núcleo representado por Brasília e cidades satélites cresceu em média 3,6% ao ano, as cidades do entorno da capital cresceram a uma taxa anual de 5,6%.

Crescimento x população

De acordo com comunicado divulgado pelo Ipea nesta segunda-feira (28), os dados mostram que as cidades médias cresceram acima do patamar nacional, com aumento do PIB acima dos 5% ao ano. Segundo o Ipea, quando uma cidade apresenta crescimento econômico elevado, o crescimento populacional vem a reboque, porque as populações migram em busca de trabalho.

Do ponto de vista populacional, as cidades grandes e pequenas encolheram entre 2000 e 2007, enquanto as médias cresceram. As médias concentravam 23,8% da população em 2000 e passaram para 25,05% em 2007. As grandes caíram de 29,81% para 29,71% no mesmo período, e as pequenas, de 46,39% para 45,24%.

Entre as cidades que tiveram maior crescimento populacional entre 2000 e 2007 estão: Palmas (TO), Águas Lindas de Goiás (GO), Sinop (MT), Marituba (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Paço do Lumiar (MA), Valparaíso de Goiás (GO), Macapá (AP), Lauro de Freitas (BA), São José de Ribamar (MA), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC).

 
 Fonte:  Ipea. Crescimento demográfico de Águas Lindas de Goiás. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/pdf_release/32_release_PIBdascidades.pdf. Acesso em: maio de 2011

Fonte:  G1. Crescimento demográfico de Águas Lindas de Goiás. Disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL703699-9356,00-CIDADES+DE+MEDIO+PORTE+LIDERAM+ALTA+DO+PIB+DIZ+IPEA.html. Acesso em: maio de 2011

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: