O Sol e outros deuses

Os incas adoravam diversos deuses, que, em geral, eram associados a elementos da natureza, como a chuva, o raio, a terra, o Sol e a lua. Os mais importantes eram cultuados em todo o Império; mas existiam aqueles que eram adorados apenas em determinadas regiões. Apesar de os deuses dos povos conquistados serem respeitados, os incas impunham o culto a seus principais deuses. As divindades, que tinham atitudes semelhantes às humanas, recebiam oferendas, inclusive sacrifícios humanos. Para os incas, todo favor deveria ser retribuído. As oferendas eram realizadas como uma espécie de dádiva: esperava-se dos deuses um retorno em forma de chuva, proteção, boa colheita, etc. O deus-sol Inti, recebia um culto especial. Em sua homenagem foi construído um grande templo de Cuzco. O deus supremo dos incas era Viracocha, pai de Inti e criador dos cinco ciclos da humanidade. Huari, responsável pela colheita e pela água, era também muito cultuado.

Grupo: 05

2 responses to this post.

  1. Grupo 5,
    Como foi o crescimento população da Inca? Procurem apresentar alguns dados como: população total, taxa de crescimento, etc.
    Abs,
    Profa. Regina Maniçoba.

    Responder

    • O povo incaico é originário de uma região entre o lago Titicaca e a cidade de Cuzco, no Peru. A partir daí os incas expandiram-se por uma área que abrangia desde o sul da Colômbia, passando pelo Equador, Peru, Bolívia e norte da Argentina, até o sul do Chilel Esse Império chegou a reunir cerca de 15 milhões de pessoas, de povos com línguas, costumes e culturas diferentes.

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: