Crescimento Populacional Desordenado

Por grupo 2 

É difícil classificar a Terra como superpovoada apenas pela diversidade de recursos disponíveis ou pelo número de pessoas que habitam determinado local. Isto seria um tanto subjetivo, pois o que pode ser super populoso na América pode não ser na Índia, do mesmo modo que pode ser imprescindível determinado recurso na Índia e este mesmo dispensável na África.

Assim, visando determinar níveis sustentáveis tanto em relação ao número de pessoas quanto ao tipo de desenvolvimento, começou-se a estudar a “capacidade de sustentação” da Terra.

Neste sentido criou-se uma discussão onde destacam-se os dois extremos: uns afirmam que a Terra já esta superpovoada, que alguns recursos essenciais estão declínio e que a tecnologia sozinha não seria capaz de reverter essa situação. Por outro lado, outros acreditam que com o desenvolvimento de novas tecnologias isso poderia ser revertido.

Ainda não se chegou a conclusão de qual é a capacidade de sustentação de Terra. Mas o que é fácil notar é que quanto mais povoado, maior será a quantidade de recursos utilizados. Quanto maior for o crescimento populacional desordenado mis difícil será atingir o desenvolvimento sustentável.

Com o passar dos tempos os impactos causados pelo homem no mundo estão ficando mais evidentes. Metade das florestas tropicais foram destruídas, as reservas de água estão sendo contaminadas por agentes químicos, a camada de ozônio vem sendo contentemente danificada, a emissão excessiva de carbono provoca chuvas ácidas e está ligada ao aquecimento terrestre e às mudanças climáticas.

A raiz de todos esses problemas esta no rápido crescimento populacional e no conseqüente insustentável consumo tanto de recursos renováveis como não-renováveis.

O crescimento da população é proporcional ao crescimento do consumo. A existência de uma pessoa implica que esta vai consumir alguns recursos. Portanto, para reduzir o consumo deve-se reduzir o crescimento populacional.

Conforme a população cresce ela necessita de uma área maior para viver e para produzir, se alimentar. Com isso as florestas que cobriam aproximadamente 40% da área terrestre, hoje cobrem apenas 27%. Essa destruição causa muitos problemas pois as florestas ajudam a regular a quantidade de carbono na atmosfera e ajudam a estabilizar o clima. Além do que o desmatamento provoca erosões que têm ainda consequências maiores.

Esse desmatamento causado principalmente pelo crescimento populacional também é responsável pela extinção de muitas espécies.

Outro problema acentuado pelo crescimento populacional é a poluição atmosférica. Esta é causada principalmente pela emissão de gases tóxicos tanto de veículos como de indústrias. Quanto maior o número de pessoas que usam automóveis, maior será seu impacto, quanto mias intensa é a produção industrial mais gases serão liberados.

A população mundial deve crescer ainda mais nos próximos anos. Os países devem atingir níveis mais altos de desenvolvimento e consequentemente de produção e consumo. Isso significa um uso maior de recursos naturais e de energia.

Se a população continuar a crescer, certamente a problemática ambiental será acelerada e aumentará. Apenas com uma combinação de estabilização populacional, conservação e implementação de tecnologias sustentáveis e um consumo moderado e sem desperdícios o mundo natural será preservado.

Favela: só mais uma das consequências do cescimento pupulacional desordenado.

Fonte: Site da UniCamp. Disponível em: http://www.unicamp.br/fea/ortega/temas530/patriciapotenza.htm.

 Fonte da imagem: Blog Ciarán & Elaine’s Travelog . Disponível em: http://irishabroad.blogspot.com/2005/09/favelatour.html. Texto e imagem acessados em junho de 2011.

One response to this post.

  1. Que pais é esse?

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: