Censo 2010: regiões mais populosas perdem espaço na distribuição territorial

por Igor e George

 

Rio de Janeiro – Embora continuem sendo as regiões mais populosas do país, Sudeste, Nordeste e Sul estão, percentualmente, perdendo espaço na distribuição territorial dos brasileiros. Dados preliminares do Censo 2010, divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que, em agosto de 2010, a Região Sudeste respondia por 42,1% do total de brasileiros (80,3 milhões de pessoas). No Censo de 2000, essa participação era de 42,8%. Segundo o Censo, o Brasil já ultrapassou a marca de 190 milhões de habitantes.

 

Em uma década, o número de pessoas que vivem da Região Nordeste caiu de 28,2% da população brasileira para 27,8%. O mesmo fenômeno ocorreu na Região Sul, que viu a participação no percentual de brasileiros cair de 14,8% para 14,4% entre 2000 e 2010.

 

O número de habitantes da Regiões Norte, por sua vez, passou de 7,6% para 8,3% da população brasileira, enquanto na Região Centro-Oeste essa participação subiu de 6,9% para 7,4%.

 

São Paulo segue como o estado mais populoso do país, com 41,2 milhões de habitantes. Na outra ponta da tabela está Roraima, o menos populoso, com 451,2 mil habitantes.

 

O Censo 2010 também indica mudanças no rol dos maiores municípios do país. A região metropolitana de Brasília, que em 2000 era a sexta em número de habitantes, aparece no último Censo em quarto lugar. O aumento da população de Manaus também foi expressivo e fez com que a capital do Amazonas subisse do nono para o sétimo lugar em número de habitantes

fonte:http://www.nominuto.com/noticias/brasil/censo-2010-regioes-mais-populosas-perdem-espaco-na-distribuicao-territorial/64621/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: