Censo indica que população aumentou em Bagé – RS

                                                                                                                                                                                                     Por Grupo 2

Segundo informou a coordenadora da subárea do IBGE em Bagé, Cláudia Nascimento, hoje, a cidade possui uma população total de 116 792 mil: desse montante 55 794 são homens e 60 998 mil são mulheres. O número total de cidadãos que residiam em Bagé no último levantamento, realizado em 2007, era de 112 550 mil habitantes.

Os recenseadores visitaram 43 105 mil residências: a pesquisa apontou que, desse número, 43 051 são domicílios comuns e que 38 291 mil estão ocupados. Além disso, são domicílios de uso ocasional 1 541 locais, ou seja, aqueles utilizados por estudantes de fora da cidade ou trabalhadores que possuem residência em outra localidade. Os domicílios vagos somam 2 977 mil. Por sua vez, os domicílios coletivos com moradores não ultrapassam 27 espaços: são exemplos hotéis, hospitais e quartéis.

Conforme garantiu Cláudia, o Censo chegou a 100% dos lares, contudo admite que em 242 residências não foi possível encontrar os moradores para a entrevista. Nessas situações, um cálculo estatístico propiciou a inclusão numérica: para isso, a média de habitantes encontrada nas residências teve que ser utilizada: em Bagé, a população média por imóvel é de 2,8 a 3,1 habitantes.

A coordenadora enfatizou que dados mais específicos como população total urbana e rural, trabalho e renda, informações consideradas mais complexas serão divulgadas em janeiro, uma vez que é preciso realizar um estudo em cima dos dados obtidos.

 

Fonte: MinuanoOnline. Censo indica que a população aumentou em Bagé. http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=57306&data=&volta=1 . Acesso em junho de 2011.

2 responses to this post.

  1. Grupo 2,
    Quais seriam os motivos que podem ser apontados para este aumento da população no Estado de Bagé? Maiores oportunidades de emprego, melhoria de qualidade de vida urbana? TEntem identificar as causas deste crescimento.

    Profa. Regina Maniçoba.

    Responder

  2. A cidade de Bagé se localiza ao sul do Estado do Rio Grande do Sul. Bom, a reportagem não fala, mas segundo um amigo meu que mora nessa cidade, um dos motivos seria o investimento do Governo do RS para os municípios que se localizam na região da Campanha (Bagé, Alegrete e entre outros). Então nesse caso pode-se dizer que é o aumento da qualidade de vida urbana.

    Eduarda (Grupo 2).

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: